Hinduísmo
Conjunto de preceitos sócio religiosos derivados do bramanismo e atual sistema religioso nacional da Índia. Suas escrituras sagradas são principalmente os Vedas, transmitidos pelos brâmanes, e que se podem resumir na fórmula: uma essência única e sem segunda, isto é, que Brahma (neutro, alma universal, paramatmam) é o único que existe realmente.
Hinduísmo
O Hinduísmo é a terceira religião com o maior número de praticantes, a maioria na Índia. Seus ensinamentos influenciam bastante a organização da sociedade indiana. É a crença mais antiga do mundo e a religião da quase totalidade da Índia e, ainda, é o supremo exemplo do politeísmo. Os seguidores do Hinduísmo acreditam em vários deuses e na reencarnação. O Segundo Hinduísmo os seres humanos morrem e renascem várias vezes ao longo de muitas vidas, eles têm a oportunidade de evoluir, até chegar a um estágio em que se unem a Brahman, a realidade suprema. Há várias formas de acelerar esse processo: praticar diferentes tipos de yoga, rezar ou recitar mantras (frases que contém um nome divino), ajudar os necessitados, visitar os lugares sagrados, etc. No Hinduísmo existem milhares de deuses e deusas. Mas os sábios afirmam que todos eles são diferentes formas de um mesmo e único deus. Dos vários deuses, três se destacam: Brahma, o criador; Vishnu, o preservador e Shiva, o destruidor. Criação, preservação e destruição, são os três momentos da atividade divina. Os Vedas, são os quatro livros sagrados dos hindus.
O mundo físico é uma ilusão: no mundo tridimensional, designada de Maya, o homem e sua personalidade não passa d um sonho. Para se ver livre dos sofrimentos (pagamento daquilo que foi feito na encarnação passada) a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física.
Conclusão
O Hinduísmo é uma das maiores religiões e a maioria de seus seguidores está na Índia. Os seus praticantes acreditam em vários deuses e deusas, mas todos eles representam