Hinduísmo
Trindade hindu
Os Vedas, livros sagrados para os hindus, e que teria sido escritos pelo próprio Brahma, Deus supremo da Mitologia Hindu. A tríade hindu é representada por três poderes: criação, conservação e destruição. Que formam a trindade dos principais deuses: Brahma, Vishnu e Shiva, atributos da criação, da conservação e da destruição.
Brahma é o deus criador de todas as divindades individuais e de todo universo. Sem forma tudo contém e por nada é contido. A mitologia descreve Brahmá como tendo surgido de um lótus saído do umbigo de Vishnu e com ele toda a criação.
Outra versão é que ele teria surgido de um ovo de ouro (Hiranyagarbha), nas águas causais. Sua consorte, Sarasvati, o conhecimento, manifestou-se a partir dele. Dessa união teria surgido toda a criação. Sendo representado por quatro cabeças, que simbolizamos quatro vedas, quatro braços e em suas mãos ele segura uma mala, que simboliza a mente tranquila, uma colher e ervas que simbolizam os rituais, um pote com água, o Kamandalu, que simboliza a renúncia e os vedas, simbolizando o conhecimento.
Logo abaixo de Brahma está Vishnu ele encarna espírito da conservação de tudo e, para proteger o mundo em épocas de perigo, desceu à Terra sob várias formas conhecidas como avatares, dos quais dez são os mais mencionados: Matsia, primeiro avatar, sob a forma de peixe, protegeu o ser humano na época do dilúvio. O segundo, como tartaruga, preservou a Terra quando os deuses agitavam o mar. Outros seis avatares tinham a mesma função proteger o bem e punir o mal. O nono avatar é o mais conhecido dos avatares de Vishnu, que veio sob a forma humana de Krisha, um guerreiro invencível, que livrou a Terra dos tiranos que a dominavam. O décimo avatar é Calque, que surge no fim da época presente do mundo, para destruir os vícios da humanidade.
Vishnu é apresentado de duas formas principais: Chamado de Narayana, o que mora nas águas cósmicas, está deitado em uma serpente de mil cabeças, flutuando num