Hinduismo
ORIGEM
Esta religião surgiu aproximadamente 3000 anos a.C, num dos principais rios do nordeste da Índia, o rio Hindu. O Hinduísmo é a união de crenças com estilos de vida. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores.
O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como por exemplo: Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.
TEXTOS SAGRADOS
Os livros sagrados contêm um grande número de histórias, cantos e orações. Devem honrar os deuses e deusas e levar uma vida cheia de virtudes para encarnarem numa vida melhor: a isso se chama reencarnação. Os textos que mais lem por serem considerados os principais são: Vedas (Palavra sânscrita que significa "conhecimento divino"); Mahabarata; Bhagavad Gita; Ramayana e Purunas. No Hinduísmo há textos muito antigos, que foram escritos a mais ou menos 3.500 anos antes de Jesus nascer.
SÍMBOLOS E SINAIS Alguns símbolos são usados nos altares, na estante de casa e até como colar. Tem muitos símbolos, como:
OM- Significa aquilo que protege, abençoa e sustenta. É considerado o som mais próximo da palavra divina, e a origem de todas as outras.
Trishula de três pontas- simboliza Deus como criador, conservador e destruidor
Terceiro olho- é o olho da supraconsciência e corresponde á intuição, perceção e desenvolvimento do conhecimento.
Marcas Plantares de Laksmi - são sinais auspiciosos e festivos concedem riqueza, sabedoria e saúde. Este símbolo é utilizado durante todos os rituais que dizem respeito às mulheres.
Swástika – o símbolo do Deus Sol
Mandala - Símbolo de meditação
Na Índia, as vacas são sagradas e tratadas com respeito. A noz de coco e o arroz simbolizam a saúde e a fertilidade. Banhar-se no rio Ganges é um