Hijnhbknjo

456 palavras 2 páginas
Estudo Dirigido

1) Identifique as posturas adotadas pelas potências vencedoras da guerra, discutindo como tais perspectivas se materializaram nas ações das lideranças que articularam as negociações de paz.

2) Analise o caráter comum dos tratados firmados após o término da Primeira Grande Guerra, apresentando suas contradições intrínsecas.

3) Avalie os desdobramentos políticos-ideológicos, econômicos e sócio-culturais da guerra.

4) Fala uma leitura do cenário internacional do período entre-guerras, analisando a questão da alternância da hegemonia mundial e o significado que a Revolução Russa adquiriu nesse contexto particular.

5) Identifique os determinantes econômicos presentes no âmago do conflito de 1914/1918, avaliando o custo material e humano dessa catástrofe para os países envolvidos.

A Grande Guerra modificou as posições e papéis hegemônicos internacionais. Até 1914, a Europa detinha uma preponderância universal incontestável. O conflito sem dúvida abalou profundamente esta preponderância, pois os anos em que a guerra se manteve permitiram um crescimento rápido de outros continentes. Diversos países se industrializaram, passaram a contribuir com o esforço de guerra. O tradicional equilíbrio econômico-financeiro se inverteu: de credora que a era a Europa tornou-se devedora. O efeito que a grande Guerra gerou foi um grande enriquecimento dos fabricantes e dos mercadores de armas, que constituíram uma fauna de “novos ricos” de reputação bastante maculada em razão da sangrenta origem de suas fortunas. Com a eclosão da Guerra, a mobilização das poupanças individuais pelos mecanismo do sistema financeiro e pela difusão dos títulos dos tesouros nacionais multiplicou-se o número de investidores. Atingidos pelos efeitos da desvalorização monetária que se seguiu ao término da guerra, foram vítimas da falência dos Estados nos quais tinham depositado sua confiança e suas economias.

Relacionados