Nutricao idoso
A alimentação adequada, para os idosos, deve constar de uma alimentação equilibrada com proteínas, vitaminas, e sais minerais; com baixo teor de gordura; rica em fibras; moderada em sal e açúcar; conter líquidos; e serem efetuadas menor quantidade, mas em maior número de vezes ao dia de refeição; de fácil digestão; com aspectos agradáveis; respeitar seus hábitos adquiridos ao longo de sua vida (RODRIGUES & DIOGO, 2000).
No idoso a síntese de proteínas estão mais lentas e estão diminuídas sua digestão e incorporação, portanto, deve-se ofertar mais qualidade proteica do que quantidade; o idoso não deve fazer dietas restritivas e vegetarianas extremas. Os idosos geralmente apresentam massa magra diminuída e perda de vigor físico e mental. No sentido de se elaborar uma dieta adequada deve dar preferencia peixes (salmão, sardinha, cavalinha), peito de frango, lombo de porco, carne vermelha magra (musculo, patinho, alcatra, file mignon, coxão mole), leitee seus derivados desnatados. Evitar carnes vermelhas gordas (cupi, costela, contrafilé), pernil de porco, vísceras escuras( de frango e de peru), embutidos( salsicha, calabresa, mortadela), leites e seus derivados integrais.
A maior parte da oferta calórica diária deve vir dos carboidratos (50-60%). Os idosos podem ter alterações da curva glicêmica similar ao diabético, onde é importante ofertar carboidratos integrais ricos em fibras e alimentos com baixo e moderado índice glicêmico. Ressaltando a importância das fibras pois apresenta uma grande importância pra o idoso,