Higiene e segurança do trabalho
Componentes do grupo:
Higiene e segurança do trabalho
Introdução
A segurança do trabalho é um fator de extrema importância nas organizações e é preciso saber passar para seus colaboradores a importância do mesmo, mostrar que a organização se preocupa com o bem-estar de seus funcionários, onde consigam fazer grandes descobertas e executar da melhor maneira possível o seu trabalho.
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes seja eliminado condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de praticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho. (CHIAVENATO, 2004, P. 352).
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Já o incidente de trabalho é tudo o que atinge exclusivamente os objetos, provocando, portanto, prejuízos matérias, qualquer funcionário pode comunicar um incidente, basta relatá-lo por escrito e entregar seu relato no setor de segurança, ou depositá-lo nas caixas de coleta distribuídas nos vários setores da empresa. Os encarregados da segurança, juntamente com o chefe do setor em que ocorreu o incidente e com os membros da CIPA, se encarregarão de investigar o caso e propor medidas de controle. É muito importante que isso seja feito, antes que algo mais grave aconteça. Na realidade, os incidentes sinalizam que algo está errado.
Acidentes no trabalho e doenças profissionais são frequentes e custam caro para as empresas. Para evitar perdas como essa, as empresas estão preocupadas em limitar acidentes no local de trabalho, além de propiciar condições - em todas as áreas de emprego - que ofereçam segurança e saúde aos funcionários.
Acidentes e doenças