Higiene e segurança do trabalho
O alto forno é o coração do processo siderúrgico, este é carregado pela parte superior por correias transportadoras com minério de ferro sinterizado, coque e fundentes, que num sentido descendente vão sendo submetidos ao aquecimento e redução pelas correntes ascendentes de gases redutores, culminando com a descarga pelo fundo de gusa e escória fundidas e exaustão pela parte superior dos gases de alto forno. Também por bicos injetores, ventaneiras, é soprado pelo funda parte do oxigênio necessário para a geração do calor do processo e iniciar a redução.
RISCOS
Os riscos existentes na operação do alto forno são como suas operações, os mais variados.
Riscos físicos como radiações não ionizantes, principalmente na operação das queimaduras e saída de gusa, além da temperatura e do ruído ensurdecedor das ventaneiras. O monóxido de carbono presente em todas as correntes de gases de dentro e exauridas do alto forno é um risco químico que deve ser constantemente monitorado, assim como, em menor quantidade, gases contendo enxofre, mas que são muito mais tóxicos. Após a mistura do gás de alto forno com o de coqueria este passa a conter em pequena quantidade compostos aromáticos, inclusive benzeno. Não obstante é importante ressaltar os riscos provenientes de operações de manutenção externa ou interna no alto forno, como troca de refratários, que além de envolverem trabalhos em ambiente confinado expõe os trabalhadores a poeira desses materiais. O mesmo deve ser dito da poeira da escória de alto forno, que contém dentre outros elementos sílica, alumina e óxido de cálcio.
PROGRAMA DE TREINAMENTO
A SIDEFORM elabora e implementa para nosso funcionário, programas obrigatórios pela legislação trabalhista mas também aborda outros temas de segurança e saúde no trabalho. Abaixo alguns desses programas que devem ser analisados durante a inspeção:
1. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
2. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional