Higiene E Seguran A Do Trabalhona Const

913 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ANTONIO LUIZ DE SOUZA NEVES
Frederico Henrique Pereira Silva
GUILHERME DE OLIVEIRA SILVA
LUIZ GUSTAVO AVELAR
HELON DUEL CAETANO

LAVRAS-MG
2015

INTRODUÇÃO O setor da construção civil mantém elevados índices de acidentes de trabalho, apesar de esforços governamentais, empresariais e sindicais no sentido de reduzi-los. A Segurança nos canteiros de obras e a prevenção de acidentes estão associadas ao processo produtivo no ambiente de trabalho. Segundo o Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste “num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente na ausência de doença e enfermidade”. Este trabalho mostra alguns aspectos e posturas no canteiro de obra em que aumenta-se o risco de acidentes de trabalho.Também será analisado qual a postura correta em cada um dos casos de acordo com as normas regulamentadoras.

DESENVOLVIMENTO

A Indústria da Construção Civil é uma das que apresenta as piores condições de segurança, em nível mundial. Como essa situação encarece os cofres públicos, considerando-se que o pagamento da indenização ou benefício ao trabalhador é feito pela Previdência Social, houve empenho governamental de revisar as normas de segurança relacionadas à construção civil. A baixa qualificação, a elevada rotatividade e o reduzido investimento por parte das empresas em treinamento e desenvolvimento costumam ser algo característico dessa indústria. Abaixo iremos mostrar algumas situações de riscos encontradas nos canteiros de obras, fazendo relação com o que é correto de acordo com as normas regulamentadoras.

Figura 1 (As aberturas nos pisos, bandejas e paredes devem ser protegidas de forma que impeçam a queda de pessoas ou objetos)

A NR-18 afirma que é obrigatório a instalação de proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais na periferia da edificação a partir do inicio

Relacionados