Higiene do trabalho
NR 32
Segurança e Saúde no Trabalho
Em serviços de Saúde
Esta norma Regulamentadora tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção á segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daquelas que exercem atividades de promoção e assistência á saúde em geral.
2. Resumo das matérias dadas em aula
Nesse curso de engenharia de segurança do trabalho tem uma matéria que se deve dar muita atenção, pois ela se não for bem aplicada pode causar muitos problemas de saúde, como contaminação com restos de materiais de laboratórios descartados inadequadamente, materiais sólidos jogados sem nenhum tratamento em aterros municipais. A higiene no Trabalho tem muitos aspectos a serem abordados, mas vou falar apenas das matérias dadas em sala de aula, que são os tipos de riscos que os trabalhadores da saúde estão expostos como agentes químicos, biológicos, radiações e todos os tipos de resíduos produzidos. Também devem se tomar cuidado nos refeitórios e lavanderias, mantendo sempre em estado de conservação e limpeza. Podemos destacar na NR32 o item 32.5 que fala sobre todos os tipos de resíduos:
Resíduos de serviços de saúde
Resíduos radioativos da comissão de energia nuclear
De acordo com a resolução da CNEN (comissão nacional de energia nuclear) de 19/1989, os resíduos são classificados em estado físico, radiação, concentração e taxa de exposição.
Resíduos líquidos com emissores beta, gama e alfa;
Resíduos sólidos com emissores betas, gama e alfa;
Resíduos gasosos são classificados de acordo com os níveis de concentração. A segregação desses resíduos deve ser feitas no mesmo local em que foi produzido e levando em consideração a classificação quanto ao tipo de resíduos como orgânicos e inorgânicos, vida longa ou curta etc. Esses resíduos devem ser armazenados de forma adequada a sua característica, conforme a tabela abaixo:
Resíduos Descrição Armazenamento