HIDRÁULICA
HIDRÁULICA
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO
É mais usual existir nas cidades a rede de distribuição pública para a alimentação dos ramais prediais de água. Pode também existir fontes particulares ( nascentes, poços, etc), desde que seja garantida a sua potabilidade por exames de laboratórios. Há também situações de distribuição mistas, ou seja, feitas por distribuidor público e com o auxílio de fontes particulares.
SISTEMA DIRETO DE DISTRIBUIÇÃO
Usada quando a pressão da rede pública é suficiente, sem necessidade de reservatório, desde que haja continuidade de abastecimento.
SISTEMA INDIRETO DE DISTRIBUIÇÃO – SEM BOMBEAMENTO
Quando a pressão da rede pública é suficiente, mas sem continuidade, há a necessidade de prevermos um reservatório superior. Comum em residências de até dois pavimentos.
SISTEMA INDIRETO DE DISTRIBUIÇÃO – COM BOMBEAMENTO
Quando além da pressão da rede pública ser insuficiente, há a necessidade de se prever dois reservatórios; um inferior com bombeamento para o outro superior, e a alimentação do edifício será descendente. É comum nos grandes edifícios.
SISTEMA HIDROPNEUMÁTICO DE DISTRIBUIÇÃO
Este sistema dispensa o reservatório superior, mas sua instalação é cara, só sendo recomendada em casos especiais.
Reservatório Hidropneumático- Reservatório para a água destinado a manter sob pressão a rede de distribuição predial.
Instalação Hidropneumática- Conjunto de tubulações, equipamentos, instalações elevatórias, reservatórios hidropneumáticos e dispositivos destinados a manter sob pressão a rede de distribuição predial.
SUBSISTEMAS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS
SISTEMAS DE ÁGUA FRIA
Sistema de Abastecimento- Rede pública ou qualquer sistema particular de água que abasteça a instalação predial.
Ramal Predial- Tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento e a instalação predial. O limite do ramal predial deve ser definido pelo regulamento da Cia. Concessionária de Água Local.
Instalação