Hidrology feature
1. Para a extração e ordenamento da hidrografia no ARCGIS 10.1 (ARCINFO/SPACIAL ANALYST):
Fill>Flow Direction>Flow Acumulation>Con>Stream link>Stream Order
1.1. Fill
O MNT que acompanha os dados do SRTM contém falhas originadas, principalmente, de ocorrência de corpos hídricos e relevo acidentado. As falhas no MNT advindas dos dados do SRTM são denominadas de “sinks”, caracterizam-se por áreas rodeadas por elevações com valores de cotas superiores, semelhantes a uma depressão. O preenchimento dessas pequenas depressões ou “sinks” é feita por meio da função “fill sinks”, que considera as altitudes dos “pixels” vizinhos para preencher os “sinks” - ajustar as depressões elevando as mesmas para o menor valor de altitude das células ao seu redor de forma a dar continuidade aos caminhos de água.
Spatial Analyst Tools > Hydrology > Fill
Na janela do Fill. Em “Input surface raster” insira o arquivo SRTM. Em “Output surface raster” dê um destino para o novo arquivo. OK.
Transforme para o formato GRID
Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da imagem (no layers) e siga o caminho Data > Export Data. Na janela Export Data, em “Location” escolha o local a pasta onde deseja salvar o novo arquivo. Em “Format” selecione GRID e em “Name” dê um nome ao arquivo.
1.2. Flow Direction
A direção de fluxo de água na rede de drenagem é obtida pela função “flow direction”, gera uma grade regular definindo as direções de fluxo, tomando-se por base a linha de maior declividade do terreno. A nova grade numérica gerada determina a direção de maior declividade de um “pixel” em relação a seus oito “pixels” vizinhos - a partir de uma célula central envolvida por oito células vizinhas, a direção do fluxo da célula central terá que se deslocar para somente uma célula vizinha que apresentar a maior declividade em relação às outras.
Assim, ocorre a descrição numérica da direção que a água irá percorrer após