Hidrologia
Hidrologia Aplicada
Bacia Hidrográfica
Michelle Kishita
Fortaleza – Ceará
Março/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. Procedimento experimental 1
3. dados e resultados 1
4. bibliografia 2
INTRODUÇÃO
O presente relatório pretende identificar a delimitação da bacia hidrográfica do açude Forquilha através dos conhecimentos adquiridos em sala de aula referente a aula de hidrologia aplicada, e também colocar em pratica a disciplina de topografia.
Utilizaremos mapas digitais da SUDENE, e um software de desenho Autodesk.
O município de Forquilha fica no estado do Ceará. O clima é tropical quente semi-árido com chuvas concentradas de fevereiro a junho.
Procedimento experimental
Analisaremos os mapas digitais referente as cartas da SUDENE que esta na escala de 1/100.000, onde podemos identificar as casas, curvas de níveis, riachos, rios, talvegues, caminhos, estradas.
Iremos identificar onde esta o exutório, que é o local de saída da bacia hidrográfica.
Para delimitarmos a bacia hidrográfica precisamos nos lembrar dos estudos topográficos, pois iremos delimitar a bacia em cima das curvas de níveis que estão no mapa, elas irão nos mostrar o divisor de água que é o ponto de cumeada, pois sabemos que a água irá do local mais alto para o mais baixo e que escoará por gravidade, e assim através das cotas das curvas traçaremos uma linha imaginaria (real).
Depois será calculado a área, o perímetro, o comprimento do talvegue, e a declividade do maior talvegue a fim de calcular o tempo de concentração.
dados e resultados
De acordo com a Classificação de Horton-Strahler onde a ordem dos rios é uma classificação que reflete o grau de ramificação ou bifurcação da bacia hidrográfica teremos então a começar pela a ordem de numero 1 e quando as bifurcações se encontrarem de mesmo tamanho e se tornarem uma só essa ira aumentar o seu grau para o numero subsequente.
Para