hidrologia
O objetivo é mostrar que a água encontra-se sempre em um destes estados físicos: líquido, sólido ou gasoso. Para entender como ocorrem as mudanças de estados físicos é preciso entender qual é a composição das substâncias.
Mudanças do estado físico da água
Composição da água
A água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Sua fórmula molecular é então H2O.
A fórmula química que representa uma molécula de água é H2O.
Isto quer dizer que a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.
A água no estado líquido é encontrada em mares, oceanos, lagos, rios, fontes e nos seres vivos. A água que bebemos é obtida através dos rios, poços ou fontes (que vem dos lençóis freáticos ou subterrâneos).
- Fusão - Passagem do estado sólido para o líquido. Os sólidos puros sempre sofrem fusão a uma temperatura e pressão determinadas. Essa temperatura, que permanece inalterada durante todo o processo de fusão, recebe o nome de temperatura de fusão ou ponto de fusão. Ex.: gelo derretendo. -Vaporização - Passagem do estado líquido para o gasoso que pode ocorrer de três maneiras:
Evaporação - É a mudança lenta de uma substância líquida para vapor. Pode ocorrer espontaneamente, dependendo das condições do ambiente. Ex.: roupa secando no varal.
Fonte: Google imagens
- Ebulição - Ocorre quando fornecemos calor a um líquido ou reduzimos a pressão sobre ele. A ebulição é a passagem para o vapor de forma acelerada. Durante todo o processo de ebulição, se a pressão não for alterada, a temperatura permanece constante nas substâncias puras e é denominada Ponto de ebulição ou temperatura de ebulição. Ex.: ferver a água ao fogo. Por que a água no topo de uma montanha de 1000 metros de altura, por exemplo, ferve a uma temperatura mais baixa que ao nível do mar? Quanto maior a altitude menor será a pressão, pois se reduz a camada de ar que se encontra sobre nós. Quando se reduz a pressão,