Hidrologia
1. Correlacione a origem da hidrosfera e atmosfera com a paleontologia comparada e a evolução da coluna geológica.
R: Ainda há incertezas quanto a origem da hidrosfera e atmosfera, apresentando evidencias de que suas formações se deu através de materiais hidratados e carbonados presente no manto, ou seja, no interior da Terra, sendo que essa porcentagem é muito pequena se comparando ao volume de água e da camada atmosférica presente no planeta, dando espaço a uma outra teoria para sua formação, o bombardeio de meteoritos e cometas na Terra, durante a fase de acreção planetária, por apresentarem água em sua composição. Esse estudo de corpos extraterrestres como artifícios para o entendimento da formação da Terra se dá pela “Paleontologia Comparada” que estuda corpos celestes, lua, Vênus, Marte, meteoros, entre outras para através da comparação de sua composição e estrutura, compreender a formação da Terra, e esse estudo que conta a evolução do planeta e a comparação da coluna geológica.
2. As bacias oceânicas são formadas pelo movimento divergente das placas tectônicas determinando assim a deriva continental. Essa frase é verdadeira ou falsa. Justifique a sua resposta com embasamentos geológicos.
R: Não, pois a teoria da deriva continental defendia o movimento dos continentes sem o conhecimento da existência de placas tectônicas, acreditava-se que os continentes flutuavam sobre oceano, entretanto, através de estudos foi possível detectar cadeias de montanhas subme no assoalho oceânico ratificando o movimento divergente das placas tectônicas e a formação das bacias oceânicas.
3. Inter-relacione células de convecções com tectônica global de placas e movimentos bruscos da litosfera.
R: A teoria da tectônica de placas defende que as placas tectônicas foram criadas por movimentos horizontais da litosfera e esse movimento é originado a partir das células de convecção que consiste em movimentos circulares na astenosfera.
4.