Hidrologia
Para a caracterização da bacia hidrográfica foi necessário a determinação dos parâmetros abaixo indicado, com base na determinação da área do perímetro adoçado da respectiva bacia hidrográfica conforme a figura 1. Onde também foi terminado o n (numero de solinhas de primeira ordem) e N (numero de ordem). 1. Caracterização da forma:
2.1. Índice de compacidade de Gravelius(Ks)
Onde P e A são respectivamente perímetro em km e área da bacia em km2. Este coeficiente é um número admensional que varia com a forma da bacia.
Independentemente do seu tamanho; quanto mais irregular for a bacia, tanto maior será o coeficiente de compacidade. Um coeficiente mínimo igual à unidade, corresponderia a uma bacia circular. Se os outros factores forem iguais, a tendência para maiores enchentes é tanto mais acentuada quanto mais próximo da unidade for o valor desse coeficiente. Concluímos que é pouco acentuada por ser aproximadamente 0,3.
2. Caracterização do sistema de drenagem:
2.1 Razão de bifurcação média
Quanto maior a razão de bifurcação mais impermeável é a bacia, consequentemente, quanto mais ramificada, mais impermeável. Este valor varia normalmente entre 3,0 e 5,0 , segundo Strahler (1964). Estando o nosso valor dentro do aceitável (4,98)
2.2 Percurso médio sobre o terreno
Para a determinação deste parâmetro foi necessário determinar a densidade de drenagem ( Dd) dada por : onde LT é a extensão total dos cursos d’água e A é a área da bacia hidrográfica.
De acordo com a classificação em termos drenagem abaixo indicado, concluímos que estamos perante uma bacia hidrográfica com drenagem regular
Bacias com drenagem pobre → Dd < 0,5 km/km2 Bacias com drenagem regular → 0,5 ≤ Dd < 1,5 km/km2
Bacias com drenagem boa → 1,5 ≤ Dd < 2,5 km/km2
Bacias com drenagem muito boa → 2,5 ≤ Dd < 3,5 km/km2
Bacias excepcionalmente bem