Hidrologia
1. Introdução
Hidráulica é o estudo do comportamento da água em repouso ou em movimento. A engenharia hidráulica aplica os princípios da mecânica dos fluidos aos problemas ligados à recolha, armazenamento, controle, transporte, regulação, medição e uso das águas. Este ramo da engenharia civil é responsável pela realização de projetos como os de sistemas de esgotos, de redes de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de sistemas de drenagem, de obras portuárias, de barragens e de hidrovias.
Neste trabalho abordaremos as Equacões Fundamentais da Hidráulica.
Como se sabe, a Equação de Bernoulli é utilizada para, entre outras aplicações hidráulicas quantificar velocidades de escoamento estacionários de descarga de reservatórios,estimar a velocidade de escoamento através duma restricao à sua passagem e medir velocidades de escoamentos e os correspondentes caudais. A aplicação da Equação de Bernoulli está portanto presente nas operações de previsão feitas pelos Engenheiros, nas correspondentes operações de verificação e experimentação em geral.
2.
1 Equações Fundamentais da Hidráulica
Hidráulica: - HIDRO → água
- AULOS → condução
Em geral os escoamentos em condutos forçados são considerados unidimensionais e em regime permanente (características não variam com o tempo) ⇒simplificações embutidas nas equações que os descrevem.
3. Equação da Continuidade
Decorrente da lei de conservação da massa
Figura 1 – Lei da conservação da massa
Para uma tubulação conduzindo água:
Figura 2 – Volume de controle utilizado
Qm= p1A1U1 = p2A2U2 [kg/s]
Como a água é um fluido incompressível ⇒ ρ é constante (ρ1=ρ2), então a vazão volumétrica passa a ser:
Qm= A1U1 = A2U2 [m³/s]
Se a velocidade média no ponto 2 (U2) é menor que a velocidade
Média no ponto 1 (U1),para uma vazão constante, obrigatoriamente a área do escoamento deve aumentar,isto é:
A2 >A1 , então