hidrologia
Ciclo hidrológico é o movimento da troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na Hidrosfera, entre os oceanos, as calotas de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. Este movimento permanente deve-se ao calor do Sol, Sendo estes:
Evaporação: a água da superfície terrestre para a atmosfera.
Precipitação:faz com que a água condensada caia, e que uma vez na superfície, circule através de linhas de água que se unem em rios até atingir os oceanos.
Escoamento superficial: infiltre nos solos e nas rochas, através dos seus poros, fissuras e fraturas.
Escoamento subterrâneo: Nem toda a água precipitada alcança a superfície terrestre, já que uma parte, na sua queda, pode ser interceptada pela vegetação e volta a evaporar.
2. Exemplifique com uma figura.
3. Conceitue evaporação, transpiração e evapotranspiração.
Evaporação: processo físico no qual um líquido ou sólido passa ao estado gasoso, devido à radiação solar e aos processos de difusão molecular e turbulenta. Além da radiação, outras variáveis como: temperatura do ar, vento e pressão de vapor, também interferem na evaporação principalmente em superfícies livres de água. Os métodos normalmente utilizados para determinar a evaporação são:
• evaporímetros;
• transferência de massa;
• balanço de energia;
• balanço hídrico.
Transpiração: passagem da água do solo estado líquido para a atmosfera estado de vapor através das plantas, que bombeiam a água pelas raízes e a transferem para a atmosfera através de pequenas aberturas na superfície das folhas. A intensidade da transpiração é função do tipo, da densidade e do tamanho da vegetação e da hora do dia. A transpiração é limitada pela disponibilidade de umidade no solo; tensão superficial, sucção osmótica das raízes. Evapotranspiração: considerada como a perda de água por evaporação do solo e transpiração das