hidrologia
ENGENHARIA CIVIL
ALEXANDRE MOREIRA DE CAMPOS B2333J4 EC5R48
CÉSAR AUGUSTO DA S FELICIANO B29GIH7 EC5R48
FABRICIO APARECIDO DE MELLO B4890I9 EC4P48
LEONARDO FERREIRA DE PAULA 4742184 EC5R48
MARINO LOPES FERREIRA JUNIOR B307HG6 EC5R48
PAULO ALESSANDRO PEREIRA B514AB0 EC4P48
HIDRAULICA E HIDROLOGIA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
ENGENHARIA CIVIL
ALEXANDRE
CÉSAR
LEONARDO
MARINO
PAULO
HIDRAULICA E HIDROLOGIA
Relatório de ensaio da universidade Paulista (UNIP) no curso engenharia civil ministrada pelo professor Monqueiro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
INTRODUÇÃO
Há alguns anos atrás não existia água encanada, as pessoas utilizavam poços artesianos para estocar sua água, e era com baldes ou com um tipo de bomba manual que retiravam a água de dentro do poço. Nos tempos de hoje é bem mais simples temos que apenas girar um registro e lá esta água cristalina e bem tratada.
A pressão da água é uma característica importante do modo como vivemos e de como agimos no dia a dia. A pressão da água que sai de nossas torneiras pode afetar muitas atividades cotidianas, como a velocidade em que tomamos banho e em que lavamos nossas roupas. Aprender formas de melhorar a pressão da água torna a vida e as tarefas domésticas diárias mais fáceis.(Julie Boehlke)
OBJETIVO
O objetivo é entender na prática os conceitos adquiridos em sala de aula, ver como se usa as fórmulas e cálculos numa obra, acompanhar de perto a reação da água numa tubulação, medir seu tempo, calcular suas vazões e trabalhar em equipe.
PROCEDIMENTOS
Ao acionar o botão a bomba é ligada, com isso a água é empurrada pela tubulação que medi 0,0254 metros o diâmetro, com a válvula aberta a água percorre toda a tubulação até chegar num recipiente com a capacidade de até 0,1m³.
Foram executadas três experiências, com a válvula 100% aberta,50% aberta e 20% aberta, as experiências foram cronometradas para saber