Hidrologia
1) Como medimos vazões? (métodos) O que é curva-chave de um rio?
As medições podem ser feitas: diretamente, medindo o nível da água, por processos químicos ou a partir do conhecimento das áreas e das velocidades (molinete).
Curva-chave é uma relação nível-vazão numa determinada seção do rio.
2) O que é curva de permanência ou curva de duração? (pode explicar escrevendo ou só fazer o gráfico)
É uma curva que expressa a relação entre vazão e a frequência com que esta vazão é superada ou igualada.
3) O que é volume útil? Qual é sua importância?
É o volume compreendido entre os níveis mínimo e máximo operacional, efetivamente destinado à operação do reservatório, ou seja, ao atendimento das demandas de água.
Ele está diretamente associado aos benefícios da obra, influenciando nos custos e impactos ambientais e sociais da obra.
4) Porque fazemos barragens? Qual é a maior hidroelétrica em funcionamento no mundo e em que rio esta instalada?
Para regularizar vazões, concentrar desníveis (produção de energia), controle de inundações, navegação fluvial, recreação e aproveitamento múltiplo.
A maior hidroelétrica é a usina Três Gargantas, instalada no Rio Azul na China, que superou a até então maior hidroelétrica Itaipú instalada no Rio Paraná no Brasil.
5) Qual é a desvantagem do método empírico para dimensionamento de reservatórios? Quais outros métodos existem?
Por serem obtidos a partir de inúmeras bacias, ele dificilmente reúne todos os dados em uma única fórmula, além de não levar em conta os fatores climáticos.
6) Quais as formas de poluição da água subterrânea e quais as conseqüências?
A poluição das águas subterrâneas se dá por vazamento de tanques de combustível, fossas sépticas, vazamento de redes de esgoto, lixões e fertilizantes.
7) Porque fazemos piscinões?
Os piscinões tem a função de atrasar a ida da água das chuvas para o esgoto pluvial, que é o responsável por escoá-la para os rios. Com esse atraso, o volume de água