hidrologia e hidraulica
GLP: é basicamente uma mistura de propano e butano. O propano e butano existem no gás natural, misturados a outros gases, sendo o gás natural a fonte mais econômica para sua obtenção e a que fornece maior parte do GLP consumido no mundo.
A utilização do GLP deve se a vantagens que apresenta em relação a maioria dos combustíveis:
Assim possui: elevado rendimento, elevado poder calorífico, ausência de toxidez, facilidade e rapidez de operação, ausência de subprodutos de queima, sólidos ou corrosivos.
Distribuição do GLP - Distribuído nas seguintes modalidades;
Em recipientes transportáveis, os quais podem ser , bujõezinhos portáteis de 2 kgf, bujões portáteis de 5 kgf, bujões de 13 kgf, cilindros de 45 kgf , carrapetas de 90 kgf.
A granel, utilizando recipientes estacionários ,que variam de 500 a 60000 kgf que são abastecidos por caminhões -tanques.
Modalidades de instalações de GLP
1)Residência de porte pequeno e médio: Pode ser usados botijão de 13 (além de um reserva), alimentando fogão,aquecedor do banheiro,colocados externamente à casa,as ligações em cobre recozido vão da válvula do botijão ao aparelho que o servem.
2)Residência de grande porte: Podem ser utilizados cilindros em vez de botijão. A distribuição é feita sob média pressão, havendo a necessidade de reguladores de segundo estágio antes de cada aparelho.
3) Prédio de Apartamentos: Tem sido adotado duas soluções, instalação individual e coletiva.
Exigências quanto às instalações de GLP:
Os cilindros ou bujões devem estar afastados , no mínimo, 1,5m de tomadas,interruptores, chaves elétricas, ou qualquer aparelho que contenha chama, as cabines para instalação externa de cilindros devem ser de material não combustível e afastado no mínimo 1m de portas, janelas, ou outras aberturas do prédio, a base dos cilindros deve ficar em nível mais alto que o do terreno, em torno da cabine de bujões devem ser mantida uma área de segurança,com pelo 1,2m de largura.