Hidrologia bacias
Foram analisadas duas bacias do município de Caconde, sendo a bacia Córrego do Engano e Córrego Boa Vista, porém escolhemos o Córrego do Engano por ter uma maior diversidade de flora e habitações e maior área.
A Esquerda a Bacia do Córrego Boa Vista e a Direita a Bacia do Córrego do Engano
BACIAS HIDROGRÁFICAS
Conceitos Básicos
Bacias hidrográficas são definidas como áreas nas quais a água escoa para um único ponto de saída conhecido como seção de controle. Todos os corpos d’água que nascem nas cabeceiras de uma bacia fluem para a seção de controle, também conhecida como exutório da bacia. Portanto, consiste de uma área na qual ocorre uma captação de água proveniente da atmosfera e que é convertida em escoamento, a partir de limites geográficos, conhecidos como divisores de água, e direcionamento do fluxo para a seção de controle.
Elementos fisiográficos numa bacia hidrográfica: * Divisores de Água: linha que representa o limite da bacia, determinando o sentido de fluxo da rede de drenagem e a própria área de captação da bacia hidrográfica; * Seção de Controle: local por onde toda a água captada na bacia (enxurrada e corpos d’água) é drenada; * Rede de Drenagem: constitui-se de todos os corpos d’água da bacia e canais de escoamento, estes não necessariamente perenes. São canais perenes aqueles em regime permanente de fluxo. São considerados intermitentes os corpos d’água que fluem somente na época das chuvas, ou seja, quando as nascentes (aqüíferos) estão abastecidas. Com a estação de déficit hídrico, tais canais podem vir a secar; e são efêmeros os canais pelos quais fluem água somente quando ocorre escoamento originado de precipitação, ou seja, a enxurrada. Quando a precipitação termina, o fluxo cessa em pouco tempo.
A rede de drenagem é extremamente importante para caracterização e manejo das bacias hidrográficas, determinando suas características de escoamento superficial e o potencial de produção e transporte de