HIDROGENIO OS MELHORES CAMINHOS
CAMINHOS
vetor energético
ALUNOS: Odair, Ralf
Muito usado nas industrias o hidrogênio esta desenvolvendo papel de vetor energético, como ele não se encontra na natureza em estado natural para fabrica-lo é preciso energia extraída da agua, gás carbônico, petróleo ou biomassa
O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo (95% em numero de átomos e 75% em massa). É possível encontra-lo na forma de próton (H+), de átomo (H) ou de molécula(H2), que é o gás carbônico ele é capaz, junto com o Oxigênio de liberar energia, produzindo apenas água isso através das energias renováveis, mas para obter o hidrogênio molecular é necessário energia tornando-o em uma fonte de energia primaria.
O hidrogênio é um vetor energetico que consegue o transporte de energia de um ponto para outro e sua utilização onde for necessário. Sua vantagem é que reagindo produz apenas agua o tornando uma fonte de energia limpa
Poder calorifico interior 33,33 kwh/kg
Poder calorifico superior
39,41 kwh/kg
Densidade gasosa a 0 c° 89,88 g/Nm 3
Densidade liquida a
-252,85 c°
70,79 kg/m3
Temperatura da liquefação -253 c° sob 1 bar
Temperatura de solidificação -259 c° sob 1 bar
Atualmente, são produzidas 50 milhões de toneladas de H 2 por ano, ou seja em torno de 1% da energia primaria produzida no mundo onde 50% é utilizado na produção de amoníaco que é utilizado em fertilizantes, 31% é utilizado na indústria petroquímica para dessulfurizar combustível automotivo, e 19 % empregado na síntese de produtos químicos.
A base da produção do hidrogênio com menor custo pelo trabalho ainda é os combustíveis fosseis ( gás natural. Petróleo e carvão) a eletrólise da agua representa apenas 4% da produção devido motivos econômicos.
O hidrogênio passa pela produção de um gás síntese uma mistura de hidrogênio e óxido de carbono. Essa gaseificação é feita com vapor de agua, para o metano. Como o oxigênio para os resíduos petrolíferos; ou por gaseificação como o carvão.
O oxido