Hidrelétrica
CONSEQUENCIAS ECONOMICAS E AMBIENTAIS CAUSADA PELA CONSTRUÇÃO DAS USINAS HIDRELÉTRICAS
Resumo
Novas construções de usinas hidrelétricas no Brasil estão chamando a atenção do mundo, tanto no aspecto de desenvolvimento do país como no aspecto ambiental. Nessas discussões muitas causas importantes estão sendo citadas, tanto positivas como negativas várias áreas produtivas e de mata nativa são alagadas, desassentamento de populações ribeirinhas e várias outras a citar. No entanto para um país se desenvolver e preciso de energia elétrica, a demanda do país vem crescendo rapidamente, isso acarreta mais geração de energia para o país, como nosso país tem grandes recursos hídricos e sendo uma fonte de geração limpa e renovável se torna viável e a principal fonte de geração do nosso país.
Palavras-chave: Hidrelétricas, construção, meio ambiente
Sumário
Sumário 4
1.Introdução 5
2.Revisão Bibliográfica 6
3.Referências 12
1. Introdução
Os impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas são motivos de tantas discussões, entre ambientalistas e construtoras. Como quase todas as atividades econômicas, as usinas causam impactos negativos ao meio ambiente. A questão em pauta é saber qual é a real dimensão do impacto e como pode ser amenizado, levando em conta, que dentre as fontes de energia existentes, as hidrelétricas são renováveis.
Para que a usina funcione é necessário um reservatório, a construção de um reservatório afeta a fauna e a flora local. O que era floresta acaba virando lago, se essa mudança não for bem orientada, a flora do local acaba sumindo. Além do corte de árvores, muitas espécies acabam sendo submersas e consequentemente morre isso afeta o próprio funcionamento da turbina.
Muitas espécies de