hidreletrica
Eis uma sugestão para montagem e uma maquete ilustrativa:Variante 2- Trocar nosso conjunto por motores elétricos tirados de automóveis. Os motores que acionam os limpadores do pára-brisa, que levantam a antena, que movimentam os vidros, os das ventoinhas internas etc., normalmente conseguidos como sucatas (pois as partes que se danificam, em geral são apenas os contatos externos) são excelentes para trabalharem como "geradores elétricos". São motores para 12 VCC. Os demais comentários seguem a Variante 1.
Variante 3- Usar um "dínamo" de bicicleta. Vire a bicicleta de ponta cabeça (apoiando guidão e selim no chão) e encoste o 'dínamo' no pneu. Agora é só girar os pedais para produzir energia elétrica! Boa ginástica!Nota: Os geradores mecânicos de corrente alternada são denominados alternadores e os geradores mecânicos de corrente contínua são denominados dínamos. A denominação "dínamo de bicicleta" é completamente errônea, uma vez que tais dispositivos geram correntes alternadas; 'dínamos de bicicletas' não são 'dínamos', são "alternadores". Para constatar isso basta tentar "fazer funcionar um radinho de pilha" usando diretamente desses tais "dínamos de bicicletas".
Erros que devem ser evitados
Pode acontecer do montador não tomar a devida atenção para com as faces polares dos ímãs utilizados e, como conseqüência disso, o gerador não irá funcionar. Eis uma ilustração para