hidreletrica
(Modelo Didático de Alternador)
Apresentação
Uma turbina ou roda d'água de plástico é ligada por um eixo a um ímã permanente, ambos capazes de girar solidariamente, num plano vertical.
O ímã gira dentro de um núcleo de ferro em forma de U. Nesse núcleo temos, na perna vertical, uma bobina de fio de cobre esmaltado (450 espiras de fio 26 a 30) a qual, por sua vez, está ligada a uma pequena lâmpada incandescente 'mignon' (1,5 V) ou, preferivelmente, a um LED. A turbina é acionada pelo jato da água proveniente de uma torneira. A 'parte elétrica' está separada da 'parte hidráulica' por uma chapa de lata ou alumínio (para evitar respingos - parte azul na ilustração acima).
Ao girar o ímã observa-se o acendimento da lâmpada (ou do LED). Equipamento semelhante a esse era vendido, nos bons tempos, pela FUNBEC. O projeto acima caracteriza um modelo didático de gerador de corrente alternada ou "alternador".
Montagem
Como a parte crítica da montagem proposta é o ímã permanente, todas as demais partes deverão se ajustar a ele. Então, o que posso fazer é dar um exemplo a partir de um determinado ímã e o consulente ajustar o processo às medidas do ímã que tiver em mãos.
Assim, vamos partir do pressuposto de que tenhamos um bom ímã cilíndrico de 10 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro (pode ser também um ímã de seção quadrada ou retangular). Nessas condições, o núcleo da bobina deve ser feito de um vergalhão de ferro de construção de pelo menos 37 cm de comprimento e diâmetro de 1 a 1,5 cm. Esse vergalhão de ferro maciço deve ser curvado para ter a forma de U de modo que a abertura das pernas do U fique com 11cm. Desse modo, o ímã poderá girar entre as pernas desse U, bem próximo delas. Descontando as dobras do ferro, as pernas do U ficarão com cerca de 12 cm.
Na perna central desse U é que enrolaremos as 450 voltas de fio de cobre esmaltado #26 a #30. Até umas 500 voltas de fio #30 caberão tranqüilamente nessa perna central do núcleo (bem