hidraulica
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
Trabalho de Hidráulica Aplicada
Luis Otavio Tocantins da Silva
09118003301
Belém – PA
2013
1. TIPOS DE CONDUTO
Condutos são elementos utilizados para transportar fluídos de um local para outro.
Trabalha-se com dois tipos de condutos, os forçados e os livres. Os condutos forçados são aqueles em que o perímetro molhado coincide com todo o perímetro do conduto e que a pressão interna obrigatoriamente não coincide com a pressão atmosférica, ou seja, a pressão é diferente de zero. Os condutos livres referem-se aqueles em que estão sujeitos à pressão atmosférica pelo menos em um ponto da sua seção do escoamento, também sendo denominados canais, normalmente apresentam uma superfície livre de água em contato com a atmosfera.
1.1 Condutos Livres
Condutos livres trabalham parcialmente cheios. Assim sendo, a seção de escoamento é quase sempre inferior à seção total do conduto. Exemplos de condutos livres são coletores de esgotos, galerias de água pluviais, túneis-canais, calhas, canaletas e etc, pois conduzem água com uma superfície livre, com seção aberta ou fechada.
Os condutos podem apresentar movimentos variados quanto ao seu escoamento. O mesmo pode ocorrer de maneira permanente uniforme, permanente variado gradualmente ou bruscamente e escoamento não permanente.
No escoamento permanente não há mudança principalmente vazão e massa específica: Q = constante.
No escoamento permanente uniforme, além da vazão e a massa específica, são necessários seção, profundidade e velocidade constantes: Q=cte Vméd=cte y=cte.
No escoamento permanente variado, além da vazão e massa específica constantes, admite-se um gradiente de velocidades devido à aceleração ou retardação, que altera as profundidades: Q=cte A≠cte Vméd≠cte.
No escoamento permanente variado gradualmente, além da vazão e massa específica constantes,