hhhkkj

290 palavras 2 páginas
Trabalho de História

1. Reforma religiosa e o seu conceito. O conceito da reforma religiosa foi um movimento religioso de renovação da igreja, que surgiu no Séc. XVI, quando alguns dogmas religiosos (verdadeiros religiosos considerados indiscutíveis pelos fieis) foram postos em causa conduzindo a cisão da igreja católica e sua unidade.

2. As causas da reforma. As causas são várias que levaram ao desencadeamento do movimento de reformas. Mas, as mais decisivas foram:

O desenvolvimento do humanismo como movimento cultural e ideológico que propunha as novas atitudes no cristianismo que não era seguido pela igreja.

A crítica dos textos antigos da Sagrada Escritura e alterações da doutrina primitiva de Cristo.

O avanço do conhecimento científico provocou um choque com a igreja quebrando-se vários dogmas religiosos.

A conjuntura sócio económico e político do período que levou um dos Reis da Nobreza que exigia a nacionalização dos bens da igreja e na sua apropriação.

Objectivos da reforma foram:

Purificar a igreja católica

Defender o princípio de justificação pela fé

Opondo-se deste modo às baladas indulgências de 1517 publicadas pelo Papa.

O pai da reforma foi Martinho Lutero

Como foi primeiro reformador protestante.

Luteranismo
Os movimentos dos reformistas são:
1 – Luteranismo, calvinismo e o anglicanismo

a) O movimento do luteranismo tem a sua origem na Alemanha quando se desencadeou um movimento de revolta contra os bispos e os papas locais.

b) Movimento do calvinismo foi outro movimento reformista religioso que surgiu na Suíça, Genebra em 1535 pregado por João Caldinho.

c) Movimento do anglicanismo foi uma doutrina criada na Inglaterra pelo Rei Henrique VII, desobedecendo a Santa Sé pois precisou cancelar os seus objectivos através dos arcebispos de Cataria.

Relacionados