heuauihea
783 palavras
4 páginas
Psicologia Social no Brasil. A Psicologia Social no Brasil teve seus estudos iniciados por Nina Rodrigues em 1900. Seus estudos baseavam-se na integração das populações européias e africanas, já que na época ocorria confrontos étnicos e psicológicos. Porém, a origem mais próxima da Psicologia Social no Brasil,veio de Arthur Ramos e Raul Briquet (1933 - 1945).
Arthur Ramos (1903 - 1949) foi o criador do trabalho Psicologia Social, e que foi convidado para ministrar o curso de Psicologia Social na UFRJ, mas logo acabara devido o contexto político da época. Para Arthur Ramos, a psicologia era ligada aos estudos de direito, economia, educação e medicina.
Décadas se passaram e a Psicologia Social no Brasil foi marcada por: Aroldo Rodrigues (empirismo) e Silvia Lane (marxista).
O auge da Psicologia Social se deu nos EUA. Na Europa, no década de 60 as críticas se destinavam a Psicologia Social norte-americano.
Os problemas da Psicologia Social geraram uma crise e logo foi obrigada a ser denunciada. No Congresso da Psicologia Interamericana os psicólogos criticavam metodologias e teorias.
No Brasil o psicólogo Brasileiro após o segundo congresso foi restringido a três áreas: acadêmica, industrial e a manipulação pública do mercado.
A crise permaneceu, sendo que ele não produziu um conhecimento especifico sobre sua própria realidade social, utilizando as idéias sociais de outros países em seu contexto social. A dependência gerou uma paralisação no estudo de ciências e novas descobertas. Interamericana os psicólogos criticavam metodologias e teorias.
No Brasil o psicólogo Brasileiro após o segundo congresso foi restringido a três áreas: acadêmica, industrial e a manipulação pública do mercado.
A crise permaneceu, sendo que ele não produziu um conhecimento especifico sobre sua própria realidade social, utilizando as idéias sociais de outros países em seu contexto social. A dependência gerou uma paralisação no estudo de ciências e novas