Herpes e Esquistossomose
ALUNO: TARCÍSIO J C REIS
TURMA B DE PEDAGOGIA – POLO DE ACARÁ
TEMA: HERPES E ESQUISTOSSOMOSE
1. HERPES – OROFACIAL, GENITAL E ZOSTER
1.1. HISTORICIDADE
O Herpes é uma infecção viral já é conhecida na humanidade há séculos. Das herpes existentes, a herpes genital é um dos tipos os mais conhecidos, mas podemos citar a herpes orofacial e a herpes zoster. O herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos Herpes Simplex Vírus 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode aparecer em outras partes do corpo e causar graves complicações neurológicas. O ciclo do vírus dura, em média, 10 a 15 dias (figura 1). São muito frequentes em regiões mais pobres, 60% das pessoas têm o HSV1, ainda que possam não ter tido sintomas. Estatisticamente, um quinto dos adultos terá herpes bucal e/ou genital, incluindo a Europa e os Estados Unidos.
Figura 1. Ciclo do Vírus
1.2. HERPES OROFACIAL
Agente Etiológico
Herpes Simplex Vírus 1 – Figura 2 Figura 2. Vírus do herpes visto do microscópio
Modo de Transmissão
Manter contato íntimo e compartilhar objetos com uma pessoa que tenha herpes labial é o principal fator de risco para a doença, já que ela é altamente contagiosa e geralmente não manifesta sinais de ocorrência no início da infecção.
Sintomas
Surgimento de bolhas pequenas, avermelhadas e doloridas ao redor da boca. Coceira, queimação, maior sensibilidade ou formigamento ao redor podem ocorrer cerca de dois dias antes do aparecimento das lesões, que costumam aparecer logo em seguida na gengiva, na boca, na garganta ou no rosto. A pessoa também poderá sentir dor para engolir.
Figura 3. Herpes Orofacial (Oral)
Figura 4. Herpes Orofacial
Figura 5. Herpes Orofacial
Tratamento
Se não exigirem tratamento, os sintomas geralmente desaparecem entre uma e duas semanas. Medicamentos antivirais tomados por via oral podem ajudar os sintomas a desaparecerem mais