HERING vs Teka vs Guararapes
2. Breve análise do setor
Historicamente a indústria têxtil brasileira se posicionou como decisiva no processo de desenvolvimento do Brasil sendo um dos primeiros setores industrais a ser implantado. Abrangendo o território nacional como um todo, devido a diversas empresas espalhadas pelo país, é geradora de milhões de empregos diretos e indiretos podendo estar divididos entre a produção fabril, produção de matérias primas e comercialização. Uma caracteristica interessante deste setor composto por cerda de 5.000 empresas a maioria delas é composta por microempresas, cerca de 68%, e a a maioria do capital é constituido de capital nacional, 91% pertencem a brasileiros.
Entretanto a abertura comercial prejudicou bastante esse setor econômico, notadamente pela mportações de texteis asiaticos, notadamente da China. Apesar de significava produção, o Brasil hoje exporta apenas 0,5% da produção de têxteis e vestuário no mundo, a 23ª posição no ranking dos exportadores.
A participação dos importados na indústria de vestuário aumentou 160% de 2008 a 2012, levando a prejuízos a váris empresas brasileiras ao ponto de 27 empresas produtoras de vestuário declararem prejuízos graves. Em 2012 a indústria têxtil perdeu 380 empregos diretos.
Esta parte do relatório cumpre com a função de analisar a evolução, nos últimos anos, do setor têxtil, isto é, como tem sido seu desempenho e que