Herbicidas
1. O que é planta daninha?
Planta que ocorre em local onde não é desejada, interferindo com os objetivos do homem, e quando presente em agroecossistemas interfere as culturas econômicas afetando a produtividade ou a qualidade do produto colhido. Uma planta daninha apresenta: ✓ Produção de grande números de sementes; ✓ Dormência e longevidade; ✓ Controle da germinação; ✓ Elevada competitividade; ✓ Efeito alelopático; ✓ Resistencia ao controle.
2. Qual a importância do controle de plantas daninhas?
O controle das plantas daninhas: ✓ evita perdas devidos à interferência; ✓ favorece a condição de colheita; ✓ evita o aumento do banco de sementes; ✓ evita problemas de seleção/resistência; ✓ evita contaminação do meio ambiente (redução da quantidade aplicada e resíduo no solo);
3. Como são classificadas as plantas daninhas quanto ao tipo de folha?
Classificadas em: Monocotiledôneas: folha estreita e Dicotiledônea: folha larga.
4. O que é herbicida sistêmico?
Herbicida sistêmico é aquele que, independentemente de onde é aplicado, tem controle sobre toda a planta, inibindo alguma reação bioquímica essencial à mesma e provocando sua morte. Possui efeito mais demorado, crônico. Sua translocação ocorre pelo xilema, floema ou ambos.
5. O que é herbicida de contato?
Herbicidas de contato afetam apenas a área pulverizada e, normalmente, têm ação rápida, sendo resistentes à irrigação e à chuva. Eles funcionam bem em plantações anuais e são adaptados para remover rapidamente a vegetação antes da semeadura, especialmente em ambientes tropicais. Não se translocam pela planta.
6. Quais as formas de classificação dos herbicidas?
Classificação quanto a translocação: ✓ Ação de contato; ✓ Ação sistêmica;
Quanto à época de aplicação: ✓ Aplicados em pré-plantio incorporado (PPI); ✓ Aplicados em pré-emergência (PRÉ); ✓ Aplicados em