Hepatite
Hepatite A: Sua transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal. A pessoa infectada elimina o vírus nas fezes, podendo contaminar a água onde não existem condições adequadas de saneamento básico. As pessoas que tomarem essa água contaminada ou ingerirem alimentos crus lavados com essa água, podem se infectar. Assim como ao comer marisco ou frutos do mar crus e de água poluída com esgoto. Outra forma de transmissão é decorrente falta de higiene adequada após evacuar, quando alguém infectado com o vírus manipula alimentos sem lavar as mãos após usar o banheiro. É muito frequente a contaminação entre crianças, que muitas vezes não lavam bem as mãos, pegam brinquedos que outras crianças vão pegar, e muitas vezes levam os brinquedos e as mãos à boca, dessa forma ingerindo o vírus.
Hepatite B: Sua transmissão ocorre por contato com sangue contaminado, sêmen e outros fluidos corporais de alguém infectado, agulhas ou instrumentos cirúrgicos contaminados. Pode ocorrer passagem do vírus de uma mãe contaminada ao recém-nascido durante o parto (transmissão vertical).
Hepatite C: Sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores na área da saúde, ou por meio de drogas injetáveis. A transmissão de mãe para filho é rara, cerca de 5%, ocorre no momento do parto.
Hepatite D: Sua transmissão ocorre por contato com sangue contaminado, abuso de drogas injetáveis, gestantes infectadas (a mãe pode transmitir o vírus para o bebê) e relações sexuais sem proteção (camisinha).
Hepatite E: Sua transmissão é fecal-oral. Ocorre através da ingestão principalmente de água e alimentos contaminados. A transmissão direta de uma pessoa para outra é rara.
Hepatite G: Sua transmissão é semelhante ao da Hepatite C e B. Ou seja, por contato com sangue contaminado. Alguns estudos permitem colocar a hipótese do vírus ser sexualmente