hepatite
O que é?
E uma doença inflamatória do fígado que compromete suas funções.
Causas
Existem vários fatores que podem causar hepatite. Ela pode ser viral (quando for causada por vírus) autoimune (quando nosso sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando para destruí-los), ou causadas pelos vírus tipo A, B, C e D, por reação ao álcool, drogas, ou medicamentos, já que é no fígado que essas substancias são transformadas.
Tipos
Hepatite A: é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. A hepatite A fica incubada entre 10 e 50 dias.
Sintomas: normalmente não causa sintomas, porém quando presentes, os mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina escura e fezes esbranquiçadas.
Diagnóstico: A detecção se faz por exame de sangue e não há tratamento específico, esperando-se que o paciente reaja sozinho contra a Hepatite A. Apesar de existir vacina contra o vírus da hepatite A (HAV),
A prevenção:
A melhor maneira de evitá-la se dá pelo saneamento básico, Tratamento adequado da água,
Alimentos bem cozidos; Pelo ato de lavar sempre as mãos antes das refeições.
A melhor estratégia de prevenção da hepatite A inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene.
A vacina específica contra o vírus A está indicada conforme recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Hepatite B e Hepatite C:
Transmissão/causas: os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos, sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não descartável estão entre as maiores vítimas, daí o cuidado que se deve ter nas transfusões sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação ou tatuagem. O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de