Henry Cavendish
Quando se faz referência a sistema de ensino, a tendência é considerá-lo o conjunto das escolas das redes, nesse caso, fala-se de sistema de ensino estadual, municipal e federal. Um sistema supõe, então, um conjunto de elementos, de unidades relacionadas, que são coordenadas entre si e constitui um todo. Por constituírem uma reunião intencional de aspectos materiais e não material presume então a existência de tensões e de conflitos entre os elementos integrantes. Ao se organizarem em um sistema, esses elementos materiais e ideais passam a formar uma unidade, no caso, um sistema de ensino.
Relações entre sistema de ensino e outros sistemas sociais, além da articulação entre os elementos de um mesmo sistema, estes se articulam com outros sistemas existentes na sociedade, tais como, o político, o econômico, o cultural, o religioso, o jurídico, etc. Os vários sistemas existentes na sociedade articulam-se e relacionam-se com o sistema educacional. Sofrem influencia dele e o influenciam. Os vários sistemas são fruto das condições históricas, ideológicas, econômicas e políticas existentes na sociedade. Significa então, que em certos momentos um ou outro sistema de ensino tem maior influencia sobre outro sistema.
Formas de organização dos sistemas. Há duas formas fundamentais de construção, de organização e de desenvolvimento de um sistema. Uma procura destacar os aspectos estáticos, harmoniosos da organização, a outra salienta o caráter dinâmico. As possibilidades de mudanças existentes nos sistemas e a forma que aceita a adaptação, a ordem, o equilíbrio, baseando na teoria funcionalista, cujo principio e a ausência de conflitos. A outra teoria chamada de dialética ou de conflito, aceita as contradições e não as nega. Ao contrario, estas são trabalhadas mediante a participação coletiva, a fim de obter a alteração necessária. As formas de os sistemas relacionarem-se interna e externamente caracterizam