Hemograma
Os neutrófilos tem um tempo de vida de aproximadamente 24-48 horas. Por isso, assim que o processo infeccioso é controlado, e a medula reduz a produção de novas células, seus níveis sanguíneos retornam rapidamente aos valores basais.
• Neutrofilia = aumento do número de neutrófilos
• Neutropenia = redução do número de neutrófilos
6) Basófilos
Os basófilos são o tipo menos comum de leucócitos no sangue. Representam de 0,5 a 1% dos glóbulos brancos. Sua elevação normalmente ocorre em processos alérgicos e estados de inflamação crônica.
Quando os leucócitos estão aumentados damos o nome de leucocitose. Quando estão diminuídos chamamos de leucopenia. Quando notamos aumento ou redução dos valores dos leucócitos, é importante ver qual das 6 linhagens descritas anteriormente é a responsável por essa alteração. Grandes elevações podem ocorrer nas leucemias, que nada mais é que o câncer dos leucócitos.
As leucopenias normalmente ocorrem por lesões na medula óssea. Podem ser por quimioterapia, por drogas, por invasão de células cancerígenas ou por invasão por microorganismos.
Dicas:
Quadro leucocitário com desvio, alterações degenerativas na maioria dos neutrófilos e ausência de eosinófilos = infecções muito graves. Degeneração acentuada de neutrófilos + granulações tóxicas abundantes = processo supurativo.
Neutrófilos multisegmentados (desvio para direita) = benignidade e cronicidade do processo, especialmente