Hemograma
CONSEQUÊNCIAS DA ESTOCAGEM EM AMOSTRAS SANGUÍNEAS
Artigo apresentado à Universidade de Franca, como exigência parcial, para a obtenção do título de Especialização em Análises Clínicas.
Disciplina Especial: Modalidade TCC.
Orientação Metodológica: Profa. Ma. Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto Rosa.
FRANCA
2011
CONSEQUÊNCIAS DA ESTOCAGEM EM AMOSTRAS SANGUÍNEAS
CONSEQUENCES OF STORAGE IN BLOOD SAMPLES
Eduardo de Souza Ariani[1]
RESUMO
O hemograma completo é o principal exame para a avaliação sanguínea do paciente. A fim de evitar resultados equivocados, é necessário que o biomédico tenha conhecimento das modificações que as amostras podem sofrer durante o período de estocagem. Este artigo avalia as alterações sanguíneas em amostras estocadas em temperatura ambiente e a 4ºC após diferentes períodos de tempo. O sangue foi processado em um contador automatizado e os resultados obtidos foram comparados com os valores referenciais normais. Os resultados do CHCM e da contagem de plaquetas apresentaram alterações significativas para ambas as temperaturas de estocagem. Os valores do hematócrito, do VCM e do RDW também sofreram mudanças em amostras conservadas em temperatura ambiente. Conclui-se que o hemograma produz resultados mais confiáveis se as amostras forem refrigeradas e analisadas em até 25 horas após a coleta.
Palavras-chave: hemograma; sangue; alterações sanguíneas; armazenagem de amostras.
ABSTRACT
The complete blood count is the primary test for assessing the patient's blood. To avoid erroneous results, it is necessary that to be aware of the changes that the samples may suffer during the storage period. This article evaluates changes in blood samples stored