Hello
CENTRO TECNOLÓGICO
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – 01211A
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL – EXPERIMENTO n°5
ALUNAS:
PROFESSORA: Daniela Zambelli Mezalira
Florianópolis – SC
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
TURMA: 1211A
PROFESSOR/MONITOR: Daniela Zambelli Mezalira
EXPERIÊNCIA Nº 5: SOLUBILIDADE
QUESTIONÁRIO
1) Coloque em ordem crescente de polaridade: etanol, água, 1-butanol, querosene. Imagine que um estudante fez um experimento misturando as substâncias citadas de acordo com o quadro abaixo.
Querosene < 1-butanol < etanol < água
[pic]
Quando adicionamos etanol em água os líquidos se misturam, pois os dois são polares, devido a afinidade entre os dois a interação entre as duas moléculas ocorre mais facilmente. Já quando colocamos o 1-butanol em água a sua mistura não ocorre tão facilmente devido a cadeia de carbonos que atrapalha na hora da interação, essa se torna miscível quando agitada, porém em repouso se torna imiscível. Se colocar o querosene na água a solução será imiscível, pois querosene é apolar, sendo assim, não dissolve em água.
2) O que você observou depois de agitar a solução de iodo e água com querosene? Explique sua resposta em termos das polaridades relativas do iodo, querosene e água.
Foi observado que o iodo é pouco miscível em água e o iodo é miscível em querosene.
Inicialmente, tinha-se a solução aquosa de iodo e o querosene inseridos no tubo de ensaio, e após o material agitado, notou-se que o iodo é miscível em querosene, e que água por ser polar não diluiu em iodo e querosene. Assim, concluiu-se que o iodo e o querosene são apolares, sendo miscíveis entre si, e água é polar.
3) Explique o que você observou quando adicionou a solução de etanol com acetanilida na água. A acetanilida é mais solúvel