Helioepaty

503 palavras 3 páginas
Perspectiva Psicanalítica

Entretanto, num extremo o comportamento é uma unidade descritiva mínima recortada de maneira convencional, mais metodologicamente justificada, no fluxo continuo das atividades do sujeito; no outro extremo ele é uma ampla unidade funcional dotada de significação na adaptação do organismo a seu meio. Com este ultimo pólo têm conexa, indubitavelmente as nações de comportamento preparatório, consuma tório, operante.
Freud entendia que o comportamento humano é determinado, basicamente pela motivação inconsciente pelos impulsos instintivos. Portanto, a mais forte tendência de comportamento não é necessariamente, aquela que a pessoa conscientemente decide que é melhor para ela.
Portanto, é sobre o comportamento do estudo da teoria psicanalítica que iremos aqui abordar, conforme o conceito de Freud que desenvolveu a sua teoria numa época em que a psicologia se preocupava com experiências consciente, estudada pela introspecção. Convém notar que ele divulgou a noção de motivação inconsciente para o comportamento enfocou a importância da primeira infância na formação da personalidade e deu ênfase sobre sexualidade como um dos motivos básicos do comportamento da grande polemicA noção de comportamento, para aqueles que a escolheram como objeto da psicologia, facilitava sem duvida sua articulação com a fisiologia, mas correndo o risco de reduzir-se a esta. Por isso, os psicólogos empregaram muita energia para precisar a especificidade do estudo do comportamento com relação ao do funcionamento do sistema nervoso, eludindo assim apenas parcialmente o debate sobre as relações cérebro-espiríto, que até hoje percorre toda a história das relações entre psicologia e fisiologia. É no contexto dessa preocupação com a delimitação dos territórios que foi proposta a distinção entre comportamento molar e molecular, sendo o primeiro global, tomado na sua significação funcional, o campo da psicologia, e sendo o segundo, analisado no detalhe fragmentado da

Relacionados