Helena machado de assis
O Conselheiro Vale morreu no dia 25 de abril de 1859. ele tinha um filho chamado Estácio e uma Irma Dona Úrsula que junto com Dr. Camargo encontraram no escritório do falecido um testamento, que deixava parte da herança para Helena, uma filha desconhecida por todos, também pedia que a moça fosse levada para morar com a família e que a tratassem bem.
Dona Úrsula não gostou da idéia, mas Estácio insistiu em fazer a vontade do pai, passado uns dias chegou Helena que cativou a todos da casa, menos Dona Úrsula que continuava fria e indiferente. A moça só conseguiu se aproximar de Dona Úrsula quando esta ficou doente e recebeu seus cuidados.
Estácio namora Eugênia mas nunca pedia em casamento pois tinha um amor secreto pela irmã Helena. O pai de Eugênia preocupado com a situação, pede a Helena que convença Estácio a oficializar o pedido, com isso Estácio se ausenta da cidade com a família da noiva. Enquanto isso Mendonça um amigo que visitava sempre a casa da família com a ajuda do Padre Melchior firmou compromisso com Helena. Assim que Estácio soube ele retornou para casa imediatamente, pois não aceitava o fato.
Na tentativa de ajudar Estácio, Padre Melchior lhe mostra uma carta onde Helena havia escrito que não era filha legitima do Conselheiro, mas sim de seu Salvador e Dona Ângela da Soledade, com isso o amor se tornaria possível.
Mas quando Helena estava triste, passeando longe de casa, envergonhada por ter escondido a verdade, uma tempestade inesperado fez com que Helena ficasse gravemente doente. Ela recebeu cuidados médicos e familiares, mas não resistiu e faleceu. Todos ficaram abatidos principalmente Estácio que a amava e era amado por Helena sem