Helena 2 Semestre Portf Lio

683 palavras 3 páginas
Introdução

Como trabalho de produção textual interdisciplinar e individual apresenta-se um Plano de Ação, o qual, indica a função do pedagogo e o que lhe compete no sentido de conscientizar uma comunidade escolar com relação a discriminação e o preconceito naquele espaço escolar.
A organização das escolas passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural para que todos alunos tenham suas especificidades atendidas. Para isso, nessecitamos confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las.
O referido trabalho tem fins de avaliação para o segundo semestre do Curso de Graduação em Pedagogia.

título
A escola historicamente se caracterizou pela visão de educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo. A partir da democratização, o acesso ao ensino é universalizado, mas continuam excluindo quem estiver fora dos padrões homogeneizadores da escola, retratando o processo de distinção dos alunos em razão das características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas, entre outras.
É comum a comunidade escolar envolver-se em práticas discriminatórias, segregando os diferentes da sociedade, com ofensas verbais e físicas. Desde muito cedo, crianças entram em contato com esses dicursos negativos. Surge então a nessecidade de trabalhar a diversidade para que eles saibam lidar com a diferença com sensibilidade e equilíbrio.
No convívio com as crianças, ao notar manifestações de preconceito e discriminação, devemos interviam mostrando a importância do respeito e da autoaceitação, e identificando os que precisam de apoio para aceitar-se a si mesmo e ao outro.

Não existem leis no mundo que sejam capazes de erradicar as atitudes preconceituosas e que existem nas cabeças das pessoas(....). No entanto, cremos que a Educação é capaz de dar tanto aos jovens quanto aos adultos a possibilidade de questionar e de

Relacionados