helem
ETAPA 1
PASSO 2
REPUBLICA DA ESPADA
O periodo imediatamente posterior a proclamação da república entre 1889 1894 é caracterizado pela hemogenia politica do exercito. Por essa razão é denominado repiblica da espada. Para realizar a transiçãp do império para a republica foi estabelecido um governo provisório de 1889 a 1891 sob o comando de Deodoro da Fonseca.
As principais medidas adotadas nesse periodo foram:
A expulsão da familia real.
A transformação das provincias em estados.
A dissolução de todo o legislativo do imperio
A extinção da vitalicidade do Senado
A decretação da grande naturalização (todo estrangeiro residente no Brasil tornou-se brasileiro, a não ser que manisfestasse o contrario.)
A extinção do conselho do Estado
A criação da Bandeira da republica.
ETAPA
PASSO 3 CANUDOS
O cenário era a Bahia do século XIX, quem governava o Brasil era Prudente de Morais. O Nordeste brasileiro serviu de palco para que ocorresse uma das mais significativas revoltas sociais da primeira República.
A rebelião conhecida como Guerra de Canudos deu-se em virtude da situação precária em que vivia a população, sem terra e obrigada a se submeter aos arroubos dos coronéis. As terras pertenciam aos grandes proprietários rurais – os conhecidos coronéis – que as transformaram em territórios improdutivos. Essa situação revoltou os sertanejos, que se uniram em torno de Antônio Conselheiro, o qual pregava ser um emissário de Deus vindo para abolir as desigualdades sociais e as perversidades da República, como a exigência de se pagar impostos, por exemplo.
Os moradores do arraial acreditavam ser ele um divino mestre, que já praticara até milagres. Antônio Conselheiro fundou o vilarejo denominado Canudos e os sertanejos e suas famílias para lá passaram a migrar. Vários fatores contribuíram para o desenvolvimento de Canudos. O clima seco castigava severamente a região, danificando o plantio de alimentos,