Hbcsdudvhuvfduvfd
34599 palavras
139 páginas
Hélio Francisco Corrêa LinoAPRESENTAÇÃO
A disciplina Teoria da Administração e das Organizações é uma das que impõe maiores desafios e dificuldades para o professor. Primeiro devido sua natureza essencialmente teórica, segundo por fazer o papel de um curso introdutório à Administração e finalmente porque também possuí o papel de colocar o aluno em contato com as principais teorias desenvolvidas na Administração de suas origens até os dias de hoje. Não bastasse tudo isso é a disciplina que serve de base para todas as demais do curso, sejam as teóricas, as técnicas e até mesmo as de apoio.
Quando comparamos essa disciplina com outras similares em outras disciplinas podemos constatar o grau dessa dificuldade. Na economia temos a disciplina História do Pensamento Econômico - HPE, que possui o papel de colocar o estudante de economia familiarizado com os principais conceitos e idéias desenvolvidas nas principais teorias econômicas. Tarefa muito difícil dado que mesmo sendo uma disciplina geralmente do terceiro ano, portanto ministrada para um aluno que domina razoavelmente o chamado “economes”, apresenta um volume grande de matéria que envolve uma série de conceitos extremamente complexos para serem aprendidos.
A disciplina Teoria da Administração e das Organizações além de ter o mesmo papel na Administração que a História do Pensamento Econômico tem para a Economia, mais ou menos a mesma quantidade de assuntos para serem estudados e com o mesmo grau de complexidade, é uma disciplina de primeiro ano porque além de tudo isso é também um curso de introdução a Administração. Portanto o professor necessita ensinar conceitos fundamentais que são necessários para compreender as diversas teorias que ele próprio deverá ensinas.
A conseqüência dessas características da disciplina é que a mesma acaba se constituindo no verdadeiro terror dos cursos de Administração, pois mesmo com um volume absurdo de matéria que leva na maioria das vezes os alunos aos seus limites,