Havaianas - Casos Brasileiros de Transformação Estrategica
A empresa deseja manter os clientes atuais e conquistar novos. Para continuar crescendo e expandindo internacionalmente como anda fazendo desde os anos 90, é importante satisfazer cada vez mais o cliente e focar em suas opiniões e necessidades, de acordo com Kotler. É preciso comunicar a visão da marca para os clientes, e fazer os consumidores entenderem esta mensagem. Para continuar crescendo e não limitar-se somente ao mercado de rubber sandals, será preciso investir em novos produtos para poder ampliar sua linha de produtos atualmente oferecidos, visando criar um estilo próprio para a empresa, onde ela vendera seu lifestyle para seus clientes. Estes outros produtos também poderão combater a sazonalidade que existe em outros países por conta da mudança de clima, podendo levar a empresa a faturar mesmo em épocas do ano onde vendas de chinelos de borracha despencam.
2) Como deve ser o posicionamento da marca no mercado, considerando-se o histórico construído e as alternativas de futuro propostas?
A marca deve ser posicionada focando nos consumidores que valorizam o seu diferencial e que apreciam esta “exclusividade” oferecida pelo produto. Os produtos Havaianas atingem consumidores de varias origens, culturas e classes sociais, contanto deve haver atenção redobrada em relação ao posicionamento da marca para não perder estes consumidores. A diferenciação e o estilo de vida associado a marca farão com que consumidores se identifiquem com os produtos oferecidos.
3) Quais seriam as alternativas de produção para sustentar o crescimento da marca Havaianas?
Como a marca devera ampliar o numero de produtos oferecidos, é importante que ela deixe de focar somente no parque fabril de produção de chinelo de borracha e amplie o escopo para outras tecnologias e estruturas para fabricar estes novos produtos. Poderá fabricar outros calçados usando seu atual parque fabril,