Hashwell
4656 palavras
19 páginas
O Incansável CoisoCorpo consular é diferente de consular o corpo
« Hoje, o Tejo estava assimJesus converte-se ao islamismo »
“Instruções para salvar o mundo”, de Rosa Montero
Rosa Montero nasceu em Madrid, em 1951, e é autora de diversos romances. Este curioso “Instruções para salvar o mundo” é a primeira obra da sua autoria que eu leio e agradou-me.
A acção decorre nos subúrbios da capital espanhola e conta-nos a história de três personagens, cujas vidas se cruzam: o taxista Matías, que acabou de perder a sua companheira, vítima de cancro, o médico Daniel, um falhado que terá diagnosticado mal a mulher de Matías e Fatma, uma prostituta africana.
Montero tem uma escrita escorreita e narra esta história com agilidade, embora recorrendo, por vezes, a comparações um pouco forçadas.
Apesar da vida de Matías, Daniel e Fatma ser triste, banal e aparentemente sem esperança, o que é certo é que dois deles conseguem dar-lhe a volta. Todos temos uma segunda oportunidade, pelos vistos. «É que a Humanidade divide-se entre aqueles que sabem amar e aqueles que não sabem», como escreve Montero, no final do livro.
Tags: livros, romances, rosa montero
This entry was posted on Sunday, January 10th, 2010 at 8:06 pm and is filed under Coisas Lidas. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
One Response to ““Instruções para salvar o mundo”, de Rosa Montero”
António Veloso says:
March 1, 2010 at 12:18 am
É, esta obra “Instruções para salvar o mundo” foi também o primeiro livro de Rosa Montero que li e gostei.
Mas estou a ler neste momento a “História de um rei transparente” e estou fascinado.
É um prazer ler cada trecho deste romance em que nos transporta cada vez mais profundamente para o medieval, com o “fantástico” e a mística dessa época que Montero descreve com uma expressividade e clareza impressionantes.
Recomendo vivamente. Estou muito grato a Rosa Montero pelo