Handebol
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. O professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada a mulheres. Desta forma, o esporte passou a ser praticado por homens, ganhou novas regras, passou a ser praticado em um campo maior e ganhou também um novo nome: handball. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
Fundamentos
Manejo da Bola
O Handebol é um jogo muito simples, semelhante ao futebol, porém jogado com as mãos. No Handebol:
· A bola deve ser deslocada através de passes;
· O atleta também pode conduzir a bola, dando até três passos para depois passá-la ou arremessá-la. Esta maneira de conduzir a bola permite ao jogador maior velocidade, segurança e naturalidade nos movimentos.
Passes
O passe pode ser executado com as duas mãos, porém o melhor é fazê-lo com uma das mãos devido ao tamanho da bola e à liberdade de movimentos que ele permite.
O passe frontal é o mais comum e o mais fácil de ser executado.
O passe frontal picado serve não somente para enganar o adversário como também para dificultar-lhe o trabalho de interceptação da bola, principalmente se ele for alto. Observe:
O passe baixo é usado para distâncias curtas. Deve ser executado quando o jogador está de costas para a defesa e precisa manter a bola bem protegida.
Fintas
Fintas são movimentos que o jogador realiza para desequilibrar e confundir o adversário.
As fintas são muito usadas para escapar dos adversários durante a condução da bola, fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber um passe, interceptar um passe adversário e infiltrar-se numa defesa.
Fintas para garantir a posse de bola:
Outro tipo de finta é o passe de costa, muito utilizado para se penetrar na defesa adversária e chegar a uma posição adequada ao arremesso.