Handebol (Educação Física)
As quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m . A área privativa do goleiro será determinada por um semi-círculo cujo raio medirá 6m, desde o centro do gol. Nesta área somente o goleiro pode ficar, atacantes e defensores devem ficar fora dela (não é permitido nem pisar na linha, entretanto pode-se pulá-la de fora para dentro, desde que se solte a bola enquanto estiver no ar).
O outro semi-círculo será colocado a 9m, este sendo tracejado e determinando a linha do tiro livre (de onde geralmente são cobradas as faltas realizadas pela defesa). A baliza possui largura interior de 3m e altura de 2m. Em frente e ao meio de cada baliza, e a uma distância de 7m, traça-se uma linha paralela à do gol, de 1m de comprimento e chamada de marca dos 7m (penalidade máxima), este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário enquanto este atacava a meta da defesa.
Os tipos de passes podem ser classificados da seguinte maneira:
· Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.
· Passes em pronação: lateral e para trás.
· Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.
· Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.
· Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.
· Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.
As principais faltas do jogador são:
· Agarrar, empurrar, segurar o adversário;
· Invadir a área de goleiro;
· Usar os pés para apossar-se da bola ou defender-se;
· Ficar com a bola na mão por mais de três segundos;
· Dar mais de três passos sem bater ou passar a bola.