Halloween
O Halloween (Dia das Bruxas em Português) é comemorado dia 31 de Outubro, que é uma tradição cultural muito comemorada, embora seja original dos Estados Unidos, é uma data muito comemorada pelos países ocidentais.
A palavra “Halloween” é um terno de “All Hallow’s Eve”, que significa “Véspera de todo os santos”, no inglês passado. Desde que se originou o Halloween, é comemorado dia 31 de Outubro, data que marca o Samhain (O ano novo Celta).
Nunca se soube o porquê, que os Celtas usavam símbolos e fantasias macabras neste dia, Nunca se teve algo por escrito que explicava isso, apenas foi passado de geração a geração.
Uma das possíveis razões desta tradição, é que os Celtas acreditavam que neste dia os mortos se levantavam e saiam em busca dos vivos, de quem tomaram os corpos. E algumas pessoas pensavam que a decoração assustadora seria uma forma pra se defender dos espíritos.
Na Origem Católica, são um dia que se homenageiam todos os santos em geral. Já na Origem Pagã, tem a ver com a celebração Celta chamada Samhain, que era fazer um culto aos mortos.
Alguns símbolos são: Fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros, e até os personagens como o Drácula e o Frankestein.
E a maior tradição do Halloween, é que, as crianças usem fantasias assustadoras, e saem de porta em porta, jogando “Doces ou travessuras”. E depois de tudo isso elas voltam para casa com uma cesta cheia de balas e chocolates.
Em 2009 o Vaticano declarou que Halloween é uma festa perigosa, por ter muitos elementos anticristãos.
Mas mesmo depois disto, muitas pessoas ainda comemoram o Halloween, pois não acreditam neste negocio de espíritos e símbolos anticristãos. Mas no Brasil as pessoas não comemoram muito o Halloween, pois acham que não tem nada ver com a cultura deles, e acham que deveriam valorizar mais o folclore e não o Halloween.