Hahsusjs
854 palavras
4 páginas
HshdudjsjdhrkdplznzjzsHshdudjsjdhrkdplznzjzsum fôlego por um sopro de qualquer coisa entre moda, artes e comportamentoMenu
Pular para o conteúdo
Melhor do Rio: Prainha, Secreto e Macumba
Viviane da Costa / 19 de agosto de 2014
Do Leme ao Pontal, não há nada igual. A constatação, você sabe, foi feita nestes termos por Tim Maia, em 1986. Vinte e oito anos depois, eu pude concluir que Tim não poderia estar mais correto. Leme, Flamengo, Botafogo e Urca eu já estou cansada de conhecer. O Pontal eu visitei pela primeira vez há alguns dias. Posso dizer que depois de uma viagem de mais ou menos 40 quilômetros encontrei o paraíso sem sair do Rio de Janeiro.
Prainha Calçadão da Macumba Estrada que liga Prainha e Macumba Macumba, à esquerda, Secreto abaixo Secreto
As fotos acima são das seguintes praias: Macumba, Secreto e Prainha, todas vizinhas, na Zona Oeste. Apesar da distância, chegar até elas não é nada difícil. Basta seguir reto ‘toda vida’ – como diria minha mãe – pela Avenida Lúcio Costa, no sentido Recreio, e se orientar pelas placas até a Estrada do Pontal. Dá para curtir a brisa do mar e a beleza da praia da Reserva tranquilamente, sem medo de se perder.
Prainha Prainha vista da estrada que leva até a praia
A mais distante das três é a Prainha. O caminho para chegar até ela é praticamente uma pintura: estrada pequena, cheia de curvas e muito verde. A estrada é preferencial para bicicletas e você encontra mais pessoas correndo e caminhando do que carros. Dá vontade de desligar o motor no meio da subida e sair para curtir o vento no rosto. Superada essa imensa tentação, você vai passar por uma rápida descida e encontrar um estacionamento não-asfaltado à direita. Pode escolher a vaga que quiser. Do outro lado da rua, muitos surfistas, alguns discretos quiosques de madeira e o mar, azul, lindo, sem sinal evidente de poluição. A Prainha é escondida, preservada e bonita. Pode levar canga, um bom livro e reservar o dia para relaxar.
Calçadão da