HABACUQUE
Temas encontrados no livro Podemos destacar os seguintes temas no livro de Habacuque:
1. Justiça. Habacuque afirma que Deus é santo e justo (1.12,13;3.3), jamais indiferente ao pecado e à injustiça. Ele castigará finalmente o mal (1.5-11; 2.2-20) e na realidade, já fixou para isso um "tempo designado" (2.3) na História para revelar sua justiça e seu juízo sobre o mal. Habacuque adverte o povo de Deus de todas as gerações de que nenhuma situação deve ser interpretada como o verdadeiro e último estado das coisas. O justo talvez tenha de esperar sua defesa, mas ela certamente virá.
2. Fé. A fé (no sentido de certeza do juízo e da justiça divina) é necessária para suportar a injustiça (2.4). Até mesmo quando a vida parecer confusa, o povo de Deus deve esperar com paciência sua libertação, confiando que Deus agirá com justiça (2.3). "O justo viverá pela sua fidelidade" (2.4), não pelo que parece ser a realidade (1.4; ver Hb 11.1). Assim como Abraão esperou, até Deus cumprir sua promessa (Hb 6. 13-15) e como Habacuque e o remanescente fiel deveriam esperar a resposta de Deus num ato de justiça (2.3; 3.16), os fiéis de todas as gerações devem esperar com fé em Deus, até que ele cumpra seus propósitos (Rm 1.17; 5.1,2).
Sobre o profeta
Habacuque, Chäbaqqûq, nome babilônico que significa Abraçar o Entendimento, nome que expressa o amor que veio a consagrar ao Senhor durante a vida e ministério, é um ilustre desconhecido das ciências da História, especialmente na modernidade. Tudo o que se sabe da sua pessoa nos é comunicado pela tradição judaica e alguns documentos lendários como o relato apócrifo intitulado Bel e o Dragão, segundo o qual atendeu às necessidaes de Daniel na cova dos leões. Contudo, seu ministério profético aconteceu pouco antes da primeira invasão de Judá por Nabucodonosor entre 606 e 605 a.C. - exatamente quando Daniel e outros jovens israelitas foram levados cativos para a corte babilônica. O nome do profeta aparece no título do