Gusttavo
NBR-6120 Novembro 1980: Cargas para cálculo de estruturas de edificações.
Esta Norma fixa as condições exigíveis para determinação dos valores de cargas que devem ser consideradas no projeto da estrutura de edificações, qualquer que seja sua classe destino, salvo os casos previstos em normas especiais.
Para os efeitos dessa Norma, as cargas são classificadas em duas categorias:
Carga permanente: Este tipo de carga é constituído pelo peso próprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalações permanentes.
Carga acidental: É toda a carga que pode atuar sobre a estrutura de edificações em função do seu uso (pessoas, móveis, materiais diversos, veículos, etc.).
NBR-6123 Junho 1988: Forças devidas ao vento em edificações. Esta Norma fixa as condições exigíveis na consideração das forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para efeitos do cálculo de edificações.
Esta Norma não se aplica a edificações de formas, dimensões ou localização fora do comum, casos estes em que estudos especiais devem ser feitos para determinar as forças atuantes do vento e seus efeitos. Resultados experimentais obtidos em túnel do vento, com simulação das principais características do vento natural, podem ser usados em substituição do recurso aos coeficientes constantes dessa Norma.
NBR-8800 2008: Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.
Esta Norma, com base no método dos estados-limites, estabelece os requisitos básicos que devem ser obedecidos no projeto à temperatura ambiente de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edificações, nas quais:
Os perfis de aço sejam laminados ou soldados, ou de seção tubular com ou sem costura:
As ligações sejam executadas com parafusos ou soldas.
Os perfis de seção tubular podem ter forma circular ou retangular (a forma quadrada é considerada um caso particular da forma retangular). As prescrições